segunda-feira, 13 de abril de 2009

Taipa de Pilão, Parede Perfeita !
























Olá Pessoal, muito tempo desde a última postagem, mas este longo tempo conheci coisas novas a ainda estou procurando a "novidade".
Este artigo vamos falar da taipa de pilão, que por acaso neste mes vi e observei muitas obras com a Taipa.

Técnica construiva originada dos paises europeus e do norte da africa. A taipa de pilão é também chamada de paredes monoliticas. Atualmente a taipa é muio usada pois seua acabamento e seu valor estrutural co-relacionam com a arquitetura contemporanea.

O metodo de construção da Taipa requer esforço fisico e precisao, com a montagem da forma, que pode ser de chapas metalicas ou de madeira, chapas na maioria das vezes são de madeira são colocadas paralelamente com a distancia que resultará na espessura da parede variando de 20 cm a 1 metro.

A terra utilizada na taipa é extraída num local próximo ao da construção, isso depois de ser removida a terra vegetal (cerca de 0.5m). É normalmente uma terra argilosa que após ser misturada com pequenas pedras, seixos rolados, água, palha e cal e se obter uma mistura homegênea é batida dentro de fôrmas de madeira chamadas de taipais (é constituída de duas grandes pranchas compostas de tábuas emendadas no topo e furos equidistantes atravessados por claves de madeira que ajudam no transporte e levantamento dos blocos)

O resultado deste processo é uma parede auto-portante. Em algumas construções feitas de taipa de pilão pode até dispensar cintas e elementos estruturais, de acabamento perfeito e dequalidade estrutural maior do que ais outrs técnicas.

Por hoje é só pessoal
seja feliz
abração

Nenhum comentário: