terça-feira, 28 de abril de 2009

Telhado Verde, Vivo e Jardim



















Olá Pessoal, Hoje vamos discutir sobre telhado verde. Como no título telhado verde tem várias denomiações diferentes, tais como; cobertura verde, viva, jardim, telhado de grama e por aí vai.

O telhado verde é uma técnica usada na cobertura de habitação, edifícios e demais obras, que permite um melhor conforto térmico e acústico, além do baixo valor econômico. Para um país tropical, o telhado verde é uma grande solução para construir, com o cuidado de que nas épocas das secas, necessita irriga-los.

O sistema construtivo para a elaboração do telhado verde é rápido e de fácil compreensão para o construtor. Com estrutura de madeira apoiada em pilares e vigas de madeira, os caibros são dispostos da mesma forma que se usa tradicionalmente, a diferença é as ripas, que no caso do telhado verde é dispensada e no lugar delas existem bambus, estes de diâmetro de 3 a 5 cm, perfilados um do lado outro, o que cria uma espécie de forro de bambu. O telhado verde tem inclinação que varia de 5 a 10 %, para que não haja rápido escoamento da água e para a grama ou a vegetação plantada tenha maior aderência. Feito o forro de bambu, ocorre à inserção de uma camada de espuma ou carpete que tem a função de evitar o conato direto do bambu com a lona impermeável. A próxima estapa, e a mais importante, é a lona impermeável. A lona recomendadapara uma total impermeabilização da cobertura é o PEAD, polietileno de alta densidade. Com a lona instalada, uma camada de 5 cm de terra é inserida. Especialistas dizem que a espessura da camada de terra pode varia de 5 a 10 cm. Com o nivelameno da terra há a inserção da grama, a espécie de grama mais indicada é a grama esmeralda.

E assim é uma breve explicação do que se trata um telhado verde, vivo, ou jardim.

Por hoje é só
seja feliz.

Nenhum comentário: